Aneurisma de Aorta Abdominal
Uma das dez maiores causas de morte nos EUA.
O aneurisma da aorta abdominal é definido como uma dilatação anormal do vaso, que ocorre devido a degeneração das estruturas que constituem os vasos sanguíneos. Pode ocorrer em qualquer estrutura vascular, mas a mais comum e com maior risco de complicações é o da aorta abdominal.
Por que algumas pessoas têm aneurisma de aorta e outras não?
Como em diversas outras doenças, o aneurisma ocorre com maior probabilidade em pessoas que apresentam maiores fatores de risco. Dentre eles podemos destacar:
- tabagismo,
- hipertensão arterial sistêmica,
- dislipidemias (colesterol elevado)
- e fatores genéticos (alterações nos genes das proteínas do tecido conectivo).
A doença em si na maior parte do tempo é silenciosa, ou seja, raramente apresenta sintomas, mas pode ter consequências fatais. Como temos uma dilatação da parede arterial, ela se torna gradativamente mais frágil. Pode-se fazer uma analogia com uma bexiga de ar que, quanto mais cheia ela está, maior o risco de estourar. Já no caso dos aneurismas, quando se rompem geram hemorragias (sangramentos) maciças, levando geralmente à morte.
Como é o tratamento?
O tratamento pode ser feito através de cirurgia aberta, onde a parte da aorta que está doente é substituída por uma prótese vascular, ou através de cirurgia endovascular onde a prótese é inserida através de cortes na virilha por dentro das artérias femorais.