Acessos Vasculares
Entendendo melhor a necessidade de acessos e como são estabelecidos.
Existem algumas situações na medicina onde se faz necessário estabelecer acessos vasculares específicos. Quais são essas situações?
Alguns pacientes necessitam de acesso central para infusão de medicações por longos períodos, sendo essa condição comum às pessoas com câncer, que precisam fazer uso de quimioterápicos. Essas medicações por serem muito viscosas ou muito concentradas danificam a parede vascular e por isso devem ser administradas em uma veia calibrosa. As veias comumente puncionadas não têm o diâmetro necessário, e com o uso de cateteres centrais conseguimos infundir a medicação direto na veia cava que é a maior veia do corpo humano.
Pacientes com doença renal crônica podem chegar ao ponto em necessitam de hemodiálise. Nesses casos, é preciso estabelecer um acesso de alto fluxo para que se retire o sangue, este passe pela máquina de diálise e retorne para a corrente sanguínea do paciente. Isso é obtido pelo implante de cateteres ou uma pequena cirurgia, na qual comunica-se uma artéria periférica com uma veia periférica, o que chamamos de fístula arteriovenosa.